6 dicas para tirar nota máxima em qualquer redação

A maioria dos exames pelos quais você irá passar, irão dispor também de uma folha de redação. Portanto, é fundamental que você saiba elaborar o texto ideal e se sair bem. Vai passar por um exame? Veja aqui 6 dicas muito importantes para tirar nota máxima em qualquer redação.


 A maioria das avaliações dispõe de uma redação, é o caso do Enem e do Encceja. O Enem irá utilizar a pontuação adquirida para distribuir vagas na rede pública e privada, enquanto o Encceja é direcionado para oferecer certificado de conclusão para o ensino fundamental e médio. Quem tiver interesse, não pode deixar de conferir o ENCCEJA 2019 para se inscrever.


Mas antes do resultado do Encceja ser divulgado é preciso se preparar para a prova e para a redação do exame. Para isto, siga as dicas a seguir:

Pratique com redações antigas

Todo o ano,. muitos tipos de avaliações diferentes irão divulgar um tema de redação. A dica é que você use os temas que já passaram para praticar o seu texto. Vale também utilizar as redações antigas do exame pelo qual você irá passar, pois assim ficará habituada ao tipo de proposta de leitura oferecido.

Aprenda a estruturar o seu texto

É fundamental para o seu texto ter uma boa estrutura. Mas o que isso quer dizer? Fique atento ao parágrafos, às linhas e na introdução, desenvolvimento e na conclusão. Esta última parte não deve se misturar, por isso, saiba em que parte colocar cada informação.

Leia bastante

Não basta só escrever, é preciso ler! Geralmente, os temas de redação têm a ver com o que está acontecendo atualmente e será essencial para você ler jornais, revistas, sites informativos, entre outros. Você deverá saber um pouco de tudo.

Saiba usar o Por que /Porque /Por quê/ Porquê

Este é um dos erros mais comuns encontrados nas redações. Pode ser um diferencial para o sue texto a correta utilização dos porquês. Lembrando que: o "Por que" é para perguntas; o "Porque" é para respostas; o "Por quê" é para pergunta seguida do sinal de interrogação; e o "Porquê" para qual a razão de algo.

Separe bem os seus argumentos

Um boa redação dispõe de bons argumentos estruturados corretamente no seu texto. Separe em uma parte os principais argumentos  serem utilizados e a melhor forma que você pode expressá-los.

Faça uso da gramática corretamente

A gramática é um ponto importante de qualquer redação, então nada de gírias, termos de internet utilizados incorretamente e abreviações. Mostre conhecimento da língua portuguesa!

You Might Also Like

0 comentários