3 Formas de conseguir uma bolsa de estudo

Que estudar custa caro é sabido por todos. Mas que há formas de fazer ensino superior não pagando nada talvez seja novidade para alguns. Existem formas de conseguir uma bolsa de estudos para cursos de graduação em diversas cidades do país e com oportunidades únicas. Saiba mais!

Três dicas de conseguir uma bolsa de estudo

Bolsa de estudo é uma forma do aluno não pagar nada e conseguir o tão desejado diploma. Cada fornecedor de uma bolsa funciona de uma forma, mas no geral é isentando o aluno de todos os custos de todas as mensalidades. Há algumas formas de conseguir isso e as três mais importantes são:

ProUni

O Programa Universidade para Todos é do Governo Federal. Projetado pelo Ministério da Educação, ele fornece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior privadas através de um processo seletivo virtual. O aluno precisa obedecer algumas regras:
  • Ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior com nota superior a 4.5 na parte geral e sem zerar redação;
  • Não ter graduação ou ser professor da rede pública de ensino;
  • Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter sido aluno de escola pública no ensino médio ou bolsista na rede privada;
  • Não ter Fies.
As Inscrições Prouni são realizadas online e sempre depois da nota do Enem ser divulgada. Ela é gratuita e avalia as condições do aluno e de acordo com sua nota e curso escolhido ele consegue a bolsa. 

Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil é uma parceria de instituições privadas. Ele oferece bolsas parciais para os alunos que tenham interesse em um diploma de graduação em diversas áreas ou técnico. Também há bolsas para pós graduação, cursos de idiomas, dentre outros.

Não há pré requisitos para conseguir a bolsa, mas as informações fornecidas no sistema determinam qual bolsa será fornecida. O valor máximo é de 70% da mensalidade coberto todos os meses até o final do curso. 

Bolsa gerada é só imprimir o comprovante e se dirigir até a instituição de nível superior e realizar a matrícula. A bolsa vale durante todo o curso desde que não seja trancado. 

Mais Bolsas

Semelhante ao projeto Educa Mais Brasil há o Mais Bolsas. Não há bolsa integral mas o desconto vale a pena: pode ir de 30 a 50% em cada mensalidade.

Também não há pré requisitos rígidos como o ProUni. Basta o aluno entrar no sistema, realizar a inscrição e depois enviar os dados. Escolhendo o curso e a instituição de ensino mais próxima (pode ser EAD) ele fica sabendo no momento do cadastro qual o desconto obtido. 

As próximas etapas são imprimir o documento gerado pelo site e levar até a universidade ou faculdade para realizar a matrícula. Do primeiro valor em diante os boletos são gerados já com o desconto diretamente pela universidade. A matrícula é realizada da mesma forma que um aluno sem o desconto.

You Might Also Like

0 comentários