O que analisar antes de comprar uma moto usada

Comprar moto nova ou usada? Eis uma questão muito importante a ser respondida antes de se dirigir a uma loja ou concessionária. Ambos os produtos possuem vantagens e desvantagens e devem ser analisados com calma para pensar em qual a melhor aquisição. Saiba mais!




Vantagens de comprar moto nova

Analisando a tabela FIPE 2018 o possível comprador de uma moto usada pode se assustar com a diferença. O produto já nas ruas há mais de um ano vale bem menos que um novo, com muitos descontos e parcelas mais baratas de financiamento. Mas o valor da compra não é o único ponto a ser analisado. 

Um dos grandes problemas não enfrentados ao comprar moto 0 km é não ter vícios de uso. Nem todo dono conserva muito bem, faz a troca de óleo regular, mantém o veículo longe do limite de combustível ou mesmo conservou em um lugar à sombra. Em primeiro momento pode parecer tudo certo mas algumas semanas após a mudança de proprietário do veículo podem surgir problemas.




Sem uma avaliação com mecânico de confiança ou sem conhecer o antigo dono e sua conversação é indicado fugir dos modelos usados. Infelizmente qualquer pequeno acidente pode danificar muito o motor, uma vez que estamos falando de um veículo leve e com motor expostos. Pinturas podem refazer a parte externa e sua beleza, mas não o motor em si. E muitas mudanças em pernas perdem preço na revenda e podem trazer problemas a estabilidade do veículo. 

Motos usadas enfrentam problemas com peças de reposição

Comprar motos novas também trazem como vantagem a manutenção. Infelizmente são muios modelos no mercado e manter todas as peças disponíveis quando os modelos saem de uso rápido e as peças juntamente. Uma moto de cinco anos pode enfrentar dificuldades em encontrar peças. 

Como o veículo é muito barato a troca é constante. O mesmo não acontece com o carro, que pode ter um único dono por mais de 10 anos. Nenhum dono fica mais do que quatro anos com uma mesma moto, o que não acontece com um carro. Isso faz as peças serem também colocadas no mercado rápido e saírem mais rápido ainda, assim como novos modelos surgirem de pronto. 

Vantagens de comprar moto usada

O preço ainda é o principal atrativo de uma compra de moto usada. Moto desvaloriza muito mais rápido que um carro, perdendo mais de 20% do valor pago com menos de um ano de compra de um produto 0 km. Dependendo do estado de conservação do veículo pode ser uma compra muito vantajosa. 

Outro ponto importante é a questão impostos. Quanto mais novo é um veículo, seja moto ou corro, mais caro é seu IPVA. As vezes um ano após o seu lançamento significa ao menos 15% a menos no IPVA e outros impostos.

Mas a moto usada quando bem conservada vale a pena. O financiamento é mais barato, os juros são mais em conta e pode-se pensar em modificar o veículo visualmente pagando menos. Mas é importante sempre analisar a procedência para não acabar pagando mais. 

You Might Also Like

0 comentários